"Ler é fazer descobertas"

Random Posts

RESENHA: Dom Casmurro – Machado de Assis






O livro narra a história de amor entre Bentinho e Capitu que juram casar-se quando maiores.
Bentinho vai para o seminário onde conhece Escobar, que logo se torna seu amigo. Após certo tempo, Bentinho volta para a cidade natal, pois sua mãe está doente. Escobar vai também para dar os “pêsames”.  A história continua narrando a paixão escondida de Bentinho e Capitu, quando Sancha (uma amiga de Capitu) e Escobar se casam. Depois, Capitu e Bentinho casam-se também. Sancha e Escobar tem uma filha a quem dão o nome em homenagem à Capitu. Bentinho e Capitu tem um também, em que nomeiam Ezequiel, em homenagem à Escobar.
Escobar morre.
Bentinho, numa crise de ciúmes começa a ver que seu filho tem muitas semelhanças de Escobar. Ameaça Capitu, acusando-a de ter o traído. Ezequiel e Capitu vão para a Europa. E vivem lá até que Capitu morre.
Bentinho acaba sozinho, cuja alcunha é “Dom Casmurro”.

E a dúvida que fica: Capitu traiu ou não?

Uma história envolvente, rica em todos os detalhes. É necessário prestar muita atenção ao ler o livro, pois como os detalhes são muitos, o leitor, pode perder-se na narrativa.
Em minha opinião, Capitu não traiu Bentinho. Acho que o ciúme dele era tamanho, que procurava no filho, as semelhanças do amigo.
E você, o que acha? Afinal, Capitu tinha... “olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada”.

A melhor parte, em minha opinião, é o primeiro beijo dos dois:

 “Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la, o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela rosto a rosto, mas trocados, os olhos de uma na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer-lhe que estava feia; mas nem esta razão a moveu.
-Levanta, Capitu!
Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e...
Grande foi a sensação do beijo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Marcadores

Marcadores